DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE CUIABÁ PAULISTA É LANÇADO

O videodocumentário: "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistos" buscou resgatar a história do distrito de Cuiabá Paulista-SP, passado e presente.
  
Entrevistados Documentário: Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas"
Na manhã do dia 16 de dezembro de 2.017, foi realizado na sede da Associação Agrícola de Cuiabá Paulista no Clube Kai Kan, o lançamento do videodocumentário, "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas" que resgatou a história de fundação de Cuiabá Paulista, bem como de seu fundador o senhor Kosuke Endo.
Na abertura do evento foi entoado os hinos: Nacional, Mirante do Paranapanema e de Cuiabá Paulista e após os hinos foi reservado espaço para uso da palavra aos idealizadores do projeto e entrevistados do videodocumentário.

Assista ao videodocumentário: "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas" a seguir:
         

Público Presente
Momento da execução dos hinos: Nacional,
 Mirante do Paranapanema
e do hino de Cuiabá Paulista.
Estiveram presentes diversas autoridades e comunidade. Dentre as autoridades, o senhor Aparecido de Souza Santana, vereador do Distrito de Cuiabá Paulista e o presidente da Câmara de Mirante Do Paranapanema-SP, Sérgio Antônio de Assis. Também os professores que participaram do documentário, Milton Paulo dos Santos, que escreveu a história do Município de Mirante do Paranapanema e a professora universitária da faculdade de Presidente Prudente, UNIESP, FAPEPE, Fernadanda Bárcaro Silva Batalhoti. 


Elias Rocha, Professora Fernanda Barcaro Silva Batalhoti,
Presidente da Câmara de Mirante
Sérgio Antônio de Assis e Vereador Aparecido de Souza
Santana.
(Professora estava recebendo certificado de participação
no documentário e Cuiabá Paulista.
Encontrar pessoas que conheceram o fundador de Cuiabá Paulista é raridade nos dias atuais, de 1.947 a 2.017, foram 70 anos e a dificuldade é ainda maior, pois Kosuke Endo faleceu em 1.953. Mas o videodocumentário "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas", encontrou uma pessoa que o conheceu. O senhor Joaquim Almeida Mendonça, filho do engenheiro Benício Mendonça Filho que projetou as ruas de Cuiabá Paulista. Joaquim Mendonça menciona do documentário que Kosuke Endo era uma pessoa de bom coração que ajudava o próximo.


Elias Rocha, Professor Milton Paulo dos Santos,
Presidente da Câmara de Mirante
Sérgio Antônio de Assis e Vereador Aparecido de Souza
Santana.
(Professor estava recebendo certificado de participação
no documentário e Cuiabá Paulista.
O trabalho não se limitou ao passado e dentro de 1 hora e 45 minutos abordou assuntos recentes como as pesquisas geofisicas realizadas pela empresa Wellfield em áreas do distrito de Cuiabá Paulista, bem como nos antigos poços da PAULIPETRO na década de 80. Este assunto de possibilidades de existência de gás na região de Cuiabá Paulista é muito importante, pois as pesquisas da PAULIPETRO em 80, trouxe destaque ao distrito de Cuiabá Paulista em veículos de comunicação nacional como a Globo de televisão.



Elias Rocha, Presidente da Câmara de Mirante
Sérgio Antônio de Assis, Vereador Aparecido de Souza
Santana e o senhor Joaquim Almeida Mendonça.
(O senhor Joaquim Mendonça estava recebendo
 certificado de participação
no documentário e Cuiabá Paulista.
Assim como o assunto mencionado acima, foi priorizado o período de colonização de Cuiabá Paulista, na época em 1.947 o fundador Kosuke Endo chamava a localidade de Aracaúna, provável que pela existência de uma arvore nativa que existia nessa região. Só em 1.951 foi que Kosuke Endo decidiu oficializar o nome deste recanto de Cuiabá, mas depois acrescentou Paulista para diferenciar de Cuiabá, Mato Grosso.

Já conforme o Senhor Antônio dos Santos, entrevistado do documentário, este nome predominou por muitos anos, todos só conheciam o povoado por Aracaúna, bem como existia uma linha de ônibus que assim fazia menção na divulgação externa do veiculo de transporte coletivo da época.



Pesquisar a história de Cuiabá Paulista e se aprofundar nos detalhes deste pequeno distrito não é uma tarefa fácil, apesar de assim parecer, por ser pequeno e esquecido. Foram ao menos 10 horas de filmagens e foi preciso escolher apenas 1 hora e 45 minutos para edição do trabalho oficial numa versão resumida. 


As pessoas que viajam e passam pela localidade pode até haver um certo desprezo pelo paradeiro da pequena cidade e por ser bem pacata, mas não imaginam estes que um dia no passado esta localidade já foi palco de grandes chances de progresso e pela análise que o documentário "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas", levantou, fica nitido, que pode existir no Brasil, Municípios que não tem uma relevante história como a do distrito de Cuiabá Paulista.



Os imigrantes japoneses que aqui chegavam por intermédio de vários corretores de Kosuke Endo como o senhor Takaite Fugiwara, sonhavam em desenvolver uma grande cidade. 


O senhor Kosuke Endo viveu apenas 6 anos após comprar as terras da fazenda Cuiabá, de 1.947 a 1.953 quando veio a falecer num acidente de automóvel, o que impressiona ainda é que a ocorrência foi de carro parado, quando ele buscou ajudar um patrício próximo de Bastos-SP, que estava com o veiculo quebrado a beira da rodovia. Se o senhor Kosuke Endo, conseguiu em apenas 6 anos fundar uma cidade e ainda dar suporte como fazia em todos setores, dando prioridade para a educação, doando áreas para a construção de várias escolas, conforme os entrevistados do videodocumentário se ele tivesse vivido mais, teria alavancado o progresso de Cuiabá Paulista. 


Ao que percebe Kosuke Endo não colonizou as áreas de Cuiabá paulista, apenas para empreendimento, mas também para formar um lugar melhor para viver.

Assista ao videodocumentário "Cuiabá Paulista: Um recanto de sonhos e conquistas" e viaje nessa emocionante história, do passado para o presente e conheça a gigantesca história de um recanto esquecido e adormecido do nosso Brasil.

Por: Elias Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO PESQUISAR SEU REGISTRO PROFISSIONAL (DRT) OU (MTB)?

ÁUDIO PARA ZARA RÁDIO (HORA CERTA, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR) NA VOZ DO RADIALISTA E JORNALISTA ELIAS ROCHA EM 2014 - NOVIDADE IMPERDIVEL

ESCOLA KOSUKE ENDO DE CUIABÁ PAULISTA PRESTA HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO DISTRITO