CONHEÇA UM CONSERVADOR E TRANQUILIZANTE CANTINHO DO BRASIL



Distrito de Cuiabá Paulista – SP, uma novidade turística no interior paulistano                                                           
Distrito de Cuiabá Paulista. Foto: Elias Rocha

"Não penso em ir embora daqui. Quando vou à outra cidade não vejo a hora de voltar para casa. Aqui tudo se resume em sossego", afirmou o Produtor Rural, Lucas Lopes de Araujo, 21 anos, residente numa chácara vizinha próxima ao Distrito de Cuiabá Paulista.
Imaginar um lugar onde a tecnologia é totalmente atrasada, um recanto em que a televisão e até mesmo a internet, não impede vizinhos e amigos de se reunirem nas calçadas dos bares e das casas. A tarde e a noite a população se encontra para "prosear" sobre o tempo, a vida alheia, um carro do ano que circula na avenida única ou apreciar a famosa erva, o "tereré", sem falar da bebida preferida do brasileiro, a cerveja acompanhada de uma moda ao vivo de viola, tocada por moradores e até mesmo visitantes amadores da música. 

Empresários que forem visitar o lugarejo devem esquecer o trabalho, pois, telefone celular em Cuiabá Paulista está disponível em apenas dois pontos, a quinze metros quadrados de uma torre de 75 metros, ou num trechinho na entrada da cidade. Os comunicados e serviços de utilidade pública são prestados pela Igreja Católica, por meio de alto falantes externos sob o telhado. A igreja cumpre esse papel social, já que o Distrito não tem uma rádio Comunitária.

Cuiabá Paulista pode ser considerado um lugar de terapia para esquecer dos problemas. A hospitalidade é uma das características principais dessa população. Turistas são sempre recebidos de braços "literalmente" abertos.

O Comerciante José Puglia Mendes, 49 anos, explica que a economia do distrito baseia - se no comércio e na produção de  cana – de açúcar e que há alguns anos era baseada, no algodão e café. Também explana a tranqüilidade do local. "Se eu quiser sair à noite, a chance de ser assaltado é mínima. Aqui o Posto policial é fechado e caso houver alguma urgência a polícia demora cerca de 30 minutos para atender a ocorrência, justamente porque atendem todo o município e concentram – se na cidade de Mirante do Paranapanema a 25 quilômetros de distância de Cuiabá". 

O comerciante aponta para a necessidade de um banco, uma casa de velório, Farmácia, telefonia móvel e uma internet mais eficiente, já que a única existente é a discada.

Você conhece Cuiabá Paulista? Conforme o site: http://wikimapia.org/5680984/pt/Cuiab%C3%A1-Paulista, segundo o censo 2004 a população estimada é de 3 mil habitantes. Cuiabá Paulista fica a aproximadamente 630km da capital paulista, situada no extremo oeste do estado de São Paulo e pertencente a Prefeitura de Mirante do Paranapanema, como área distrital. 


Por: Elias Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO PESQUISAR SEU REGISTRO PROFISSIONAL (DRT) OU (MTB)?

ÁUDIO PARA ZARA RÁDIO (HORA CERTA, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR) NA VOZ DO RADIALISTA E JORNALISTA ELIAS ROCHA EM 2014 - NOVIDADE IMPERDIVEL

ESCOLA KOSUKE ENDO DE CUIABÁ PAULISTA PRESTA HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO DISTRITO