ASSOCIAÇÃO REIVINDICA RÁDIO COMUNITÁRIA PARA O DISTRITO DE CUIABÁ PAULISTA-SP


A ACCI, ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO FM, instalada em Cuiabá Paulista, foi criada em 07 de setembro de 2010 e cadastrada em 23 de setembro na Receita Federal. 

Junto ao Ministério das Comunicações em Brasília, o grupo batalha para obter uma concessão de rádio Comunitária para o Distrito. A Associação recebeu resposta de Brasília ao enviar um requerimento de demonstração de Interesse para executar o serviço de radiodifusão comunitária.


Em 26 de outubro de 2010 a resposta retornou de Brasília por meio de um Ofício, assinado pelo Diretor do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica, Carlos Alberto Freire Resende. A orientação foi para que a associação aguarde futuro aviso de habilitação para então encaminhar vários documentos para Brasília, como Abaixo – Assinado, ata de eleição, declaração e documentos dos dirigentes, manifestações de entidades associativas e comunitárias e muitos outros.

A entidade luta desde o ano passado
Ainda conforme o Ofício, com a conclusão da instrução do processo, o Ministério então emitirá um Portaria de Autorização, e enviará o mesmo a casa civil, que encaminhará para o congresso Nacional. Após a apresentação do processo e tramitação a mais de noventa dias naquela Instituição, a entidade estará recebendo uma licença provisória de funcionamento, até que o Congresso delibere, e publique o Decreto Legislativo para emissão da licença Definitiva, com validade de 10 anos.

A entidade tenta se manter ativa para isso vários investimentos são feitos, como: Gastos com serviços Contábeis; Estatuto; Atas; entre outros, chegam a mais de 500,00.

Radialistas adolescentes. Leandro com 11 anos, Elias com 12. Isso foi no ano de 2.000. Com a voz ainda em formação, eles faziam entonações e narravam dicas para as donas de casa. Falavam de poetas, E até mesmo de exemplos de vida. 

Eles simulavam que estavam numa rádio, mas estavam apenas gravando a programação numa fita cassete. A rádio já representava o distrito. Era chamada por eles de Paulista FM. Hoje Elias é o presidente da Associação Comunitária de Comunicação INOVAÇÃO FM. Uma luta que agora, várias pessoas da comunidade abraçaram. O representante da Associação afirma que está dando o melhor de si, para que a comunidade seja contemplada com esse grande veículo de comunicação.


 Ex vereador, professor de Educação Física, coordenador da Oficina pedagógica da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, José de Carvalho Farias, rechaça a importância de um veículo de comunicação de cunho comunitário, tal como uma rádio comunitária parta Cuiabá paulista, um veículo de Comunicação para ele, necessário para uma comunidade.

Dirigentes da Associação estão esperançosos de que poderão trazer esta vitória para a localidade, com a finalidade de levar cultura, informação e serviços de utilidade pública para a comunidade e assentamentos rurais vizinhos pertencentes a Cuiabá Paulista, como o Assentamento Margarida Alves, mas até lá, muitas barreiras deverão ser enfrentadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO PESQUISAR SEU REGISTRO PROFISSIONAL (DRT) OU (MTB)?

ÁUDIO PARA ZARA RÁDIO (HORA CERTA, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR) NA VOZ DO RADIALISTA E JORNALISTA ELIAS ROCHA EM 2014 - NOVIDADE IMPERDIVEL

ESCOLA KOSUKE ENDO DE CUIABÁ PAULISTA PRESTA HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO DISTRITO