PROJETO DE ARTESANATO REALIZADO NO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA DE CUIABÁ PAULISTA, PREPARA PESSOAS PARA O MERCADO DE TRABALHO, AFIRMA EDUCADORA PROFISSIONAL

Nos finais de semana, uma sala de aula exclusiva, fica a disposição de várias Donas de casa, pré adolescentes e adolescentes, que aprendem e aprimoram conhecimentos com a voluntária Roslaine


Público da Oficina de Artesanato. Foto: Jefferson Meredija
È aos Sábados e Domingos que o Projeto de artesanato do Programa Escola da Família, do Distrito de Cuiabá Paulista, Município de mirante do Paranapanema é desenvolvido das 13h30 às 16h30 min. na sala um. No total participam 33 discentes, entre elas, cinco são pré-adolescentes, duas são adolescentes e o restante são mulheres. Todas elas, aprimoram técnicas com a artesã e voluntária do programa, Roslaine A. C. Silva.

Conforme Roslaine, as alunas fazem pinturas com decoração em tecidos. “Minhas alunas, levam o pano de prato, mas o Programa Escola da Família também fornece o material. Nosso objetivo é capacitá-las para o mercado de trabalho. Três delas já atuam como artesãs”, explicou.

A educadora profissional, Marina Paiva Eto, mencionou que as pessoas que participam de oficinas como esta, podem ter grandes chances para fazer o próprio negócio. 

A lavradora, Neusa de Lima Medeiros Santos, 56 anos, moradora no assentamento Pontal, próximo ao Distrito, aponta que o ensino lhe proporcionou oportunidades no mercado, pois já vende o que produz e por outro lado é uma forma de distrair a cabeça. Neusa aproveita e faz recomendações a outras pessoas. “Nunca pensei que fosse capaz, com esta oportunidade estou indo longe, quem acha que não têm capacidade está enganando a si próprio, porque depende apenas de força de vontade”, concluiu.

Outra aprendiz é a Dona de casa, Maria Aparecida Golveia Prates, 36 anos. Maria afirmou que participar do projeto é uma forma de lazer e ao mesmo tempo uma “válvula de escape” para sair da rotina diária. “Sempre participei porque gosto muito, tanto é que não tenho interesse comercial. 

O que faço aqui é apenas para o meu consumo. Enfeito toda a minha casa com os artesanatos que desenvolvo aqui”, enfatiza.

A estudante Bianca Santana Guidorizi, 10 anos, relatou que o intuito futuramente é vender o que fabricar. Ela ainda complementou que quando confecciona os tecidos se esquece do mundo exterior. “Não penso em nada que não esteja relacionado ao pano que pinto. 

È como se fosse uma terapia. Naquele momento, minha mente se concentra somente no artesanato”, finalizou.    
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO PESQUISAR SEU REGISTRO PROFISSIONAL (DRT) OU (MTB)?

ÁUDIO PARA ZARA RÁDIO (HORA CERTA, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR) NA VOZ DO RADIALISTA E JORNALISTA ELIAS ROCHA EM 2014 - NOVIDADE IMPERDIVEL

ESCOLA KOSUKE ENDO DE CUIABÁ PAULISTA PRESTA HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO DISTRITO